No âmbito do projecto Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade, entre 13 e 17 de Novembro de 2023 uma delegação angolana esteve em Portugal, onde visitou dois laboratórios europeus especializados no controlo da qualidade e segurança alimentar.
Encontre as imagens que documentam momentos-chave e que reflectem o impacto positivo do projecto.
No âmbito do projecto “Mais Informação, Mais Segurança”, foi realizado um workshop dedicado à rastreabilidade alimentar, reunindo especialistas, empresas e entidades reguladoras. O evento teve como objectivo capacitar os operadores do sector para a implementação de boas práticas de rastreabilidade, reforçando a segurança dos produtos e a confiança dos consumidores.
No âmbito do reforço da segurança alimentar em Angola, foram apresentados os Guias de Rastreabilidade Alimentar num workshop dedicado ao tema. O evento reuniu especialistas, empresas do setor e entidades reguladoras para debater melhores práticas e desafios na implementação da rastreabilidade na cadeia alimentar.
O 1.º Comité Diretivo da Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade reuniu-se para analisar os progressos alcançados pelo projecto. Durante o encontro, foram discutidos os principais resultados, desafios e próximos passos para fortalecer a implementação de normas que impulsionam a qualidade e a segurança alimentar no país.
A segurança e qualidade dos alimentos são aspetos fundamentais para o desenvolvimento sustentável da indústria e do comércio em Angola. Garantir produtos seguros e em conformidade com as normas internacionais fortalece a confiança dos consumidores, amplia oportunidades de exportação e impulsiona a economia nacional.
O seminário “Linhas de Orientação para Auditorias – Parte 4” reuniu especialistas para aprofundar procedimentos e metodologias essenciais na realização de auditorias no setor agroalimentar. A iniciativa visa fortalecer a transparência, conformidade e melhoria contínua na segurança e qualidade dos alimentos em Angola.
Saiba mais aquiNo âmbito do fortalecimento da segurança e qualidade alimentar em Angola, técnicos de laboratório do Instituto de Investigação Veterinária (IIV) realizaram um estágio no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Portugal. Esta experiência permitiu a troca de conhecimento e o aperfeiçoamento de técnicas laboratoriais, essenciais para a melhoria do controlo sanitário e da rastreabilidade dos produtos agroalimentares.
Como parte do reforço da segurança e qualidade alimentar em Angola, os técnicos do SNCQA e INACOQ participaram num estágio na SGS Portugal. Esta iniciativa permitiu a troca de conhecimento e o aprimoramento de boas práticas laboratoriais, essenciais para o controlo de qualidade e certificação de produtos agroalimentares.
No âmbito da capacitação do Sistema Angolano da Qualidade, dois técnicos do Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ) de Angola participaram na 2.ª Edição do Curso de Experimentadores Metrologistas (CEM), organizado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) em Portugal.
O seminário “Linhas de Orientação para Auditorias – Parte 4” reuniu especialistas para aprofundar procedimentos e metodologias essenciais na realização de auditorias no setor agroalimentar. A iniciativa visa fortalecer a transparência, conformidade e melhoria contínua na segurança e qualidade dos alimentos em Angola.
A Embaixadora da União Europeia em Angola e o Secretário de Estado para as Florestas visitaram o Laboratório Central Agroalimentar de Luanda para a formalização da entrega de equipamentos financiados pela União Europeia. Este investimento fortalece a capacidade de análise e controlo da qualidade alimentar, contribuindo para a segurança alimentar e a conformidade dos produtos angolanos com os padrões internacionais.
Decorreu um seminário dedicado à rastreabilidade alimentar interna, reunindo operadores do setor para debater boas práticas, desafios e soluções na implementação de sistemas eficazes. Esta iniciativa é essencial para garantir mais segurança, transparência e conformidade ao longo da cadeia alimentar em Angola.
O setor público juntou-se para debater a importância da rastreabilidade alimentar na segurança e qualidade dos produtos. O seminário destacou desafios, oportunidades e boas práticas, reforçando o compromisso com a transparência e a conformidade no setor agroalimentar em Angola.
Nos dias 2 e 3 de abril, especialistas e operadores do sector agroalimentar reuniram-se para discutir a certificação de boas práticas agrícolas, um passo essencial para garantir qualidade, segurança e acesso a mercados internacionais. A iniciativa reforça o compromisso com uma agricultura mais sustentável e competitiva em Angola.
O Seminário sobre Contaminantes Alimentares e Fatores de Risco em Angola reuniu especialistas para debater os desafios da segurança alimentar e o papel essencial dos laboratórios na monitorização e controlo da qualidade dos alimentos. A capacitação e o reforço das infraestruturas laboratoriais são fundamentais para garantir produtos seguros e em conformidade com as normas internacionais.
O Laboratório Central Agro-alimentar de Luanda do Serviço Nacional de Controlo da Qualidade dos Alimentos (SNCQA) é o principal beneficiário do projecto que presta apoio ao processo de acreditação pela norma ISO/IEC 17025 do laboratório.
Entidades angolanas e portuguesas reuniram-se para troca de experiências e conhecimento no âmbito da Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade. A iniciativa fortalece a cooperação internacional, promovendo boas práticas, certificação e conformidade com padrões globais de qualidade alimentar.