No âmbito do projecto de Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade, foi realizada entre os dias 13 e 17 de Novembro de 2023 a visita de uma comitiva angolana a Portugal, que teve como principal actividade a visita a 2 laboratórios europeus especializados no controlo da qualidade e segurança alimentar.
O programa da visita envolveu um total de 15 entidades: oito angolanas, seis portuguesas e uma moçambicana, possibilitando a interacção entre os organismos do sector da qualidade e segurança alimentar de Angola com as suas contrapartes em Portugal e Moçambique. A visita contou com várias acções de formação e permitiu o fortalecimento dos laços interinstitucionais entre os organismos angolanos, o fomento das relações internacionais e a partilha de conhecimento entre pares.


Quem participou?
Durante cinco dias, profissionais do Serviço Nacional de Controlo da Qualidade dos Alimentos (SNCQA), do Instituto dos Serviços de Veterinária (ISV), do Instituto de Investigação Veterinária (IIV), do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), do Instituto Nacional das Infra-estruturas da Qualidade (INIQ), da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), do Instituto Nacional de Investigação Marinha e Pesqueira (INIMP), e uma representante do Ministério do Planeamento, tiveram a oportunidade de reunir com uma variedade de entidades especializadas no controlo de qualidade e segurança alimentar.
Para saber mais sobre os participantes visite a página sobre as Entidades Envolvidas no projecto.
Quem visitámos?
Direção Geral de Alimentação e Veterinária

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) do Ministério da Agricultura e Alimentação de Portugal desempenha um papel vital na definição, execução e avaliação das políticas portuguesas relacionadas com segurança alimentar, proteção e sanidade animal, bem como proteção vegetal e fitossanidade. Esta entidade representa não apenas a Autoridade Sanitária Veterinária e Fitossanitária Nacional, mas também a Autoridade Nacional para os Medicamentos Veterinários e é responsável pela gestão do Sistema de Segurança dos Alimentos. A comitiva angolana foi recebida pela Diretora-geral Dr. Susana Pombo e pela sua equipa nas instalações do Campo Grande, onde foram realizadas várias apresentações e onde foi possível a troca de experiências e conhecimento entre todos.



Ministério da Agricultura e Alimentação Português

O Ministério da Agricultura e Alimentação de Portugal recebeu, através do Secretário de Estado da Agricultura Gonçalo Rodrigues, a delegação numa sessão privada onde se destacou a importância da colaboração e da articulação interministerial no sector, assim como a disponibilidade do Ministério em criar pontes para promover possíveis sinergias e estratégias de cooperação com as contrapartes angolanas.
O Ministério da Agricultura e Alimentação Português desempenha um papel crucial na formulação e implementação de políticas relacionadas com a agricultura, segurança alimentar e desenvolvimento rural em Portugal. Como parte integrante do governo português, o ministério tem a responsabilidade de promover a sustentabilidade agrícola, garantir a segurança e qualidade dos alimentos produzidos e consumidos no país, bem como fomentar o desenvolvimento e modernização do setor agrícola.

Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV)

O INIAV é o Laboratório de Estado da área de competências da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve actividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária. O INIAV detém os Laboratórios Nacionais de Referência para as doenças e pragas das plantas e animais.
Durante a visita ao INIAV, a comitiva angolana teve a oportunidade de explorar as instalações e interagir com os especialistas dedicados à pesquisa e inovação no campo agrário e veterinário. A imagem captura um momento significativo no início da visita, quando a comitiva angolana está a ser recebida e se prepara para o arranque de discussões produtivas com os representantes do INIAV. Esta interação direta demonstra o compromisso mútuo em compartilhar conhecimentos e experiências, contribuindo para o avanço científico e tecnológico no setor agrícola. Essa colaboração entre Angola e Portugal fortalece os laços entre as duas nações e promove o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar em ambas as regiões.

SGS Portugal – Sociedade Geral de Superintendência S.A.

A SGS é líder mundial em testes, inspecção e certificação e reconhecida como referência mundial em sustentabilidade, qualidade e integridade. Com aproximadamente 98 mil colaboradores que operam numa rede de 2.650 escritórios e laboratórios em todo o mundo, a SGS opera com o compromisso de promover um mundo melhor, mais seguro e interligado.
Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de explorar os laboratórios de microbiologia e físico-química nas instalações da SGS Portugal em Lisboa. Esses laboratórios desempenham um papel crucial no controle da qualidade e segurança alimentar, atendendo tanto ao mercado nacional quanto internacional. Como parte integrante do consórcio de consultores do projecto, a SGS Portugal reafirma o seu status como uma entidade líder mundial no sector de testes, inspeção e certificação, contribuindo para a promoção de padrões elevados em todo o mundo.



Instituto Português da Qualidade (IPQ)

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) desempenha um papel fundamental como Organismo Nacional de Normalização e Instituição Nacional de Metrologia. Responsável por coordenar o Sistema Português da Qualidade (SPQ) e outros sistemas de qualificação regulamentar atribuídos por lei, o IPQ promove a padronização e a qualidade em diversos setores em Portugal.
Durante as reuniões com representantes do IPQ, a comitiva teve a oportunidade de discutir questões relacionadas à normalização e metrologia em Portugal. As imagens capturam momentos dessas discussões produtivas, onde os representantes angolanos e os representantes do IPQ trocaram experiências e conhecimentos sobre a implementação de padrões de qualidade e métodos de medição precisos. Estas interações são fundamentais para fortalecer a colaboração entre Angola e Portugal e para promover a excelência em padrões de qualidade em ambos os países.


Instituto Nacional de Normalização e Qualidade de Moçambique (INNOQ)

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade de Moçambique (INNOQ) desempenha um papel fundamental no estabelecimento e promoção de padrões de qualidade e segurança em Moçambique. Como órgão nacional de normalização e qualidade, o INNOQ tem a missão de desenvolver e implementar normas e regulamentos que impulsionem a qualidade e a competitividade nos diversos setores da economia moçambicana, ou seja, é a entidade responsável por Implementar a Política Nacional da Qualidade em Moçambique através das atividades de Normalização, Metrologia, Certificação e Gestão da Qualidade.
Durante esta visita a Portugal, a comitiva teve a possibilidade de interagir remotamente com representantes do INNOQ, onde foi possível explorar as estratégias e iniciativas promovidas pelo instituto para fortalecer a qualidade e a conformidade com as normas em Moçambique. Durante esta sessão foi apresentada a Política Nacional de Qualidade de Moçambique, o seu desenvolvimento e desafios de implementação. Esta troca de informações e conhecimentos é fundamental para fortalecer a cooperação e promover a melhoria contínua dos padrões de qualidade em Moçambique e em Angola.
Leadership Business Consulting
Por fim, os participantes tiveram também a possibilidade de visitar o escritório em Lisboa da Leadership Business Consulting (LBC), a empresa responsável em conjunto com a SGS Portugal pela implementação do projecto de Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Gestão e Qualidade.
A LBC é uma empresa consultora de renome em Portugal, especializada em fornecer serviços de consultoria em diversas áreas. Reconhecida pela sua experiência e expertise, a LBC desempenha um papel importante na promoção de boas práticas e no apoio ao desenvolvimento de padrões de qualidade em diversos sectores. Com uma missão clara de apoiar os clientes a identificar e a atingir o seu potencial de performance através da transformação inovadora nos setores público, privado e social, a LBC é uma parceira confiável na procura pela excelência operacional. A LBC tem uma presença global em 17 mercados e mais de 1.100 projetos realizados, conseguindo manter uma elevada satisfação de clientes, com uma avaliação média de 5.1 em 6.

