A visita ao Laboratório Central Agro-Alimentar de Luanda por parte da embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, e do secretário de Estado para as Florestas, André de Jesus Moda, a 7 de Maio de 2024, teve como principal objectivo a formalização da entrega de equipamento laboratorial adquirido com financiamento da União Europeia, num valor total de quase 1,4 milhões de euros.





O Ministério da Agricultura e Florestas recebeu até à data dois de três lotes de equipamento laboratorial financiado pela União Europeia. A entrega dos equipamentos está a ser realizada pela empresa italiana Bioethic Shelter & Emergency e decorre no âmbito do contrato de Fornecimento de Equipamento Laboratorial e Consumíveis, inserido no quadro da Convenção de Apoio à Criação de Emprego e ao Clima de Investimento.
Entre o equipamento entregue ao Laboratório Central Agro-Alimentar de Luanda (do SNCQA – Serviço Nacional de Controlo da Qualidade dos Alimentos), estão incluídos sistemas de purificação de água, incubadoras convencionais e automáticas, cromatógrafos líquidos e termocicladores de PCR (sigla em inglês para Reacção em Cadeia de Polimerase), entre outros. O material vai aumentar a capacidade de análise do laboratório e expandir as suas valências para a detecção de organismos geneticamente modificados.
“Este material contribuirá para capacitar os técnicos angolanos, não apenas para explorar novos domínios de conhecimento, mas também a enfrentar os desafios com determinação e competência.” Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola.







Adicionalmente, durante a visita a directora-geral do Laboratório Central Agro-Alimentar de Luanda, Isabel Miguel, deu a conhecer aos presentes a evolução do Laboratório em consequência da Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade, um projecto do Governo angolano financiado pela União Europeia, num valor de 3,2 milhões de euros, igualmente inserido no quadro da Convenção de Apoio à Criação de Emprego e ao Clima de Investimento.
O projecto de Assistência Técnica engloba todo o ecossistema da qualidade de Angola e beneficia várias entidades públicas nacionais e o sector privado. No entanto, o principal beneficiário é o SNCQA (tutelado pelo MINAGRIF – Ministério da Agricultura e Florestas), em que o Laboratório Central Agro-Alimentar de Luanda está a receber apoio ao processo de acreditação com a norma internacional ISO 17025; apoio este que engloba formação e assistência técnica – uma das principais actividades deste projecto.
“Reconhecemos que este projecto é uma das oportunidades onde damos a conhecer o trabalho realizado pelo Laboratório Central Agro-Alimentar de Luanda, do SNCQA, já com as valências obtidas nesta cooperação com a União Europeia.”
André de Jesus Moda, secretário de Estado para as Florestas de AngolaPode ficar a saber mais sobre esta iniciativa aqui.



