Apoio ao processo de acreditação

Uma das principais actividades desenvolvidas no âmbito da Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade consiste no apoio ao processo de acreditação do Laboratório Central Agro-Alimentar de Luanda do Serviço Nacional de Controlo da Qualidade dos Alimentos (SNCQA).

Eixo 1: Assistência técnica ao processo de acreditação

O primeiro eixo desta actividade consiste na assistência técnica aos membros do laboratório nas múltiplas vertentes das suas funções. Esta assistência engloba a revisão contínua dos procedimentos e práticas do laboratório, o auxílio na elaboração de políticas e procedimentos em conformidade com as normas de qualidade e segurança exigidas pela acreditação, assim como a sua efectiva implementação.

A assistência inclui ainda o apoio ao desenvolvimento e revisão de documentação como, por exemplo, o manual de qualidade e os procedimentos operacionais padrão (SOP, Standard Operating Procedures), apoio no delinear da estratégia para acreditação, entre outras actividades.

Eixo 2: Implementação do plano de formação

O segundo eixo desta actividade consiste na formação dos técnicos do laboratório tanto a nível teórico como prático.

Com base no levantamento inicial das necessidades do laboratório, foi elaborado um Plano de Formação de Apoio ao Processo de Acreditação, cujo objectivo é dotar os formandos de conhecimento e ferramentas para poderem assegurar o processo da acreditação pela Norma ISO/IEC 17025 do Laboratório Central Agro-Alimentar de Luanda.

A formação sobre estes temas inclui um misto de teoria e prática, e engloba os seguintes tópicos, entre outros:

  • Requisitos gerais para testes de proficiência (ISO/IEC 17043)
  • Requisitos gerais para a competência de laboratórios de teste e calibração (ISO/IEC 17025)
  • Como interpretar os requisitos de gestão da ISO/IEC 17025
  • Como interpretar os requisitos técnicos da ISO/IEC 17025

As formadoras

O apoio ao processo de acreditação pela norma ISO/IEC 17025 do Laboratório Central Agro-Alimentar de Luanda do Serviço Nacional de Controlo da Qualidade dos Alimentos (SNCQA) conta com as formadoras Ana Machado e Sandra Silva.

Ana Machado, licenciada em Engenharia Biotecnológica, detém um mestrado Integrado em Qualidade, Ambiente e Segurança e um mestrado em Gestão Estratégica. Com uma vasta experiência em segurança alimentar e sistemas de gestão de qualidade segundo a norma ISO/IEC 17025, Ana é actualmente a responsável pelo Departamento de Certificações Alimentares da SGS Portugal, sendo também auditora SGS ICS e formadora na SGS Academy.

Sandra Silva tem uma licenciatura pré-bolonha em Química Industrial e um mestrado em Gestão Estratégica, sendo actualmente responsável pelo Departamento de Qualidade da SGS Portugal. Com mais de 20 anos de experiência em sistemas de gestão de qualidade segundo a norma ISO/IEC 17025 e Controlo de Qualidade, é ainda auditora SGS ICS e IPAC, assim como formadora na SGS Academy.