A segunda parte da “Formação de Formadores” decorreu em Luanda nos dias 4 e 5 de Junho. O curso, leccionado por Daniela Almeida, consultora na empresa LBC na área de desenvolvimento de talento, realizou-se no âmbito da Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade (projecto do Governo angolano financiado pela União Europeia).
Nesta segunda fase da acção de formação os participantes puderam aplicar em contexto prático os conhecimentos adquiridos nas sessões anteriores, através de uma apresentação preparada durante o intervalo entre a primeira e a segunda parte. Posteriormente, receberam feedback sobre a sua prestação, e também puderam partilhar os seus comentários sobre as apresentações dos colegas.
Esta é uma iniciativa de formação exclusiva direccionada para um conjunto de quadros técnicos que integram as equipas dos laboratórios de controlo da qualidade e segurança dos alimentos públicos do Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF), do Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM) e do Ministério da Saúde (MINSA), e que procura maximizar a interacção entre os intervenientes.
O curso visa assegurar a continuidade e a sustentabilidade da Assistência Técnica, ou seja, garantir que as equipas que receberam formação têm agora a capacidade de partilhar a aprendizagem adquirida ao longo dos dois anos do projecto com novos quadros que integrem os seus laboratórios, assim como participar em acções de comunicação e de divulgação das suas actividades.
O resultado da acção de formação é bastante positivo, na medida em que existe de momento uma capacidade interna nas instituições para disseminar os conhecimentos adquiridos sobre as normas internacionais como, por exemplo, a ISO 17025 (que estabelece os requisitos para a competência técnica e a imparcialidade de laboratórios de ensaio e calibração).
12 Junho 2025